Gases & Movimentação de Cilindros

Controle de Movimentação de Cilindros e Venda de Gases

Introdução

Mais um recurso exclusivo do NavCOM. Esse módulo foi desenvolvido para permitir a integração das vendas de gases com o controle de entrega/recolhimento de cilindros nos clientes e, é indispensável para Empresas que possuem no seu portfólio esse tipo de produto.

A falte de controle do seu Lastro operacional de cilindros, pode vir a gerar enormes prejuízos, com cilindros aplicados em cliente sem movimentação compatível, cilindros desviados e sem localização certa. O controle de cilindros em um estoque médio se torna impraticável, sem um sistema confiável e eficiente, o controle de movimentação de cilindros do NavCOM, foi desenvolvido para a gestão desse controle.

Esse controle adiciona os seguintes os seguintes recursos ao sistema: O Controle do lastro operacional de cilindros (disponível, bloqueado e aplicado), controle da movimentação de cilindros (entregas e recolhimentos), ficha de clientes (situação comercial, extrato de movimentação de cilindros, consumo, etc), acompanhamento do consumo de gases: geral e por cliente; bem como: cota atual, cota ideal, contratos de locação de cilindros, etc…

Esse sistema foi desenvolvido em parceria com uma Empresa do ramo e, que opinou diretamente sobre os recursos e funções que deveriam estar contidos no SCC para que o mesmo atende-se os objetivos aos quais se propõe.

Mais vídeos de apresentação da nova versão aqui:  Vídeos Apresentação Controle de Cilindros

Lastro Operacional de Cilindros

Entende-se por “Lastro Operacional” (LC), o volume total dos cilindros com os quais a Empresa opera em determinado momento.

O LC pode estar sub dividido em (02) duas situações distintas no SCC; são elas: Disponível ou Aplicado.

O saldo Disponível corresponde aos cilindros do LC que se encontram na plataforma ou nos caminhões p/venda.
O saldo Aplicado corresponde aos cilindros do LC que estão em poder do cliente ou em poder do fabricante p/enchimento ou em transferência.

Cadastro e Ficha Comercial do Cliente

O cadastro contêm as informações cadastrais padrão de cada cliente; bem como: nome, cgc/cpf, rg/insc est., endereço, etc.

A “Ficha Comercial” do Cliente contêm informações específicas para o SCC; bem como: Número de pontos de consumo, consome GLP ?, possui gerador de acetileno ?, número e tipo do contrato de locação (qdo houver), periodicidade de visitas (diária, semanal, bi-semanal, quinzenal, etc…), Definição dos preços dos gases para o cliente, definição do tipo de locação, etc.

Os dados do “Cadastro” em conjunto com os dados da “ficha comercial” e o registro de movimentação de cilindros do cliente; formam no SCC uma ficha cadastral única, diponível à qualquer instante durante a operação do SCC.

Tabela de Gases

Essa tabela permite definir os tipos de gases que poderão estar contidos nos cilindros do LC “Lastro Operacional”. Cada item cadastrado no lastro operacional estará ligado à um item dessa tabela.

Essa tabela serve como “ponte” (elo de ligação) dos produtos (gases) no módulo de vendas (ver SIACOM) e, portanto, dos registros registros das vendas desses produtos; para o cálculo do consumo de gases.

Movimentação de Cilindros

É a partir dos documentos de Entrega/Recolhimento (unificados em um único formulário denominado de M.C.) que é realizada a atualização dos dados dos cilindros no SCC. Conforme o documento (entrega/recolhimento) é registrado, o sistema executa a atualização automática do LC (lastro operacional) e da ficha do cliente (extrato de movimentação de cilindros, cota de cilindros, etc.).

Entrega de Cilindros

O comprovante de entrega contêm as seguintes informações básicas: Data, código cliente, Motivo da Entrega ( Ex. Venda de Cilindros, Início de Fornecimento, Aumento de Cota, Troca de Cilindros, Devolução de cilindro recolhido p/enchimento, etc…; de acordo tabela), E, as características de cada cilindro entregue (ex. Capacidade e Tipo de Gás).

Recolhimento de Cilindros

O recolhimento de cilindros contêm as seguintes informações básicas: Data, código cliente, Motivo do recolhimento (Ex. Compra de Cilindros, Devolução de Empréstimo, Cilindros Devolvidos, Troca de Cilindros, Cilindros de propriedade particular p/enchimento, Destroca de Cilindros, etc).

Consumo de Gases

O registro do consumo de gases é alimentado automáticamente à partir da Emissão das Notas Fiscais de Venda ou Pedidos de Venda.

Consultas Rápidas através da Ficha do Cliente

À qualquer momento é possível destacar na ficha do cliente a opção “Extrato de Movimentação de Cilindros”; contendo todas as informações de entrega/recolhimento de cilindros no cliente; por tipo de gás; bem como o SDPC (saldo atual de cilindros em poder do cliente).

Relatórios principais do SCC:

b01.gif (933 bytes) Listagem do Lastro Operacional de Cilindros
(Listagem simples da situação atual do Lastro Operacional).

b01.gif (933 bytes) Versão para Smartphones: Android e Iphone (Ipad) ou e Compatíveis ** NOVO

b01.gif (933 bytes)Locações de cilindro com vencimento no período
(Lista os clientes com contrato de locação vencendo no período especificado);.
b01.gif (933 bytes) Clientes sem consumo à mais de “X” dias
(Lista os clientes que não consumiram nenhum tipo de gás no período especificado. Mostra também o SDPC (saldo de cilindros em poder do cliente)).
b01.gif (933 bytes) Clientes sem registro de M.C.s
(Lista os clientes que não possuem registro de M.C. no periodo especificado. Mostra também o SDPC (saldo de cilindros em poder do cliente).)
b01.gif (933 bytes) Análise de Consumo e Movimentação de Cilindro
(Monta um resumo dos cilindros movimentados por cliente (conf. Lastro operacional) demonstrando também o consumo por tipo de gás no período especificado).
b01.gif (933 bytes) Relatório Geral de Consumo
(Lista informações dos clientes que consumiram algum tipo de gás no periodo especificado. Esse é um relatório de consumo e lista apenas clientes com consumo > 0, portanto, mesmo que o cliente possua saldo de cilindros (SDPC), caso não tenha consumido nesse período, não será destacado nesse relatório.)
b01.gif (933 bytes) Cilindros Aplicados x Lastro Operacional
(Recalcula quantidade de cilindros aplicados e devolve tabela comparativa com o Lastro Operacional atual)
b01.gif (933 bytes) Movimentação de Cilindros por tipo de Lastro
(Lista Resumo por Cliente e Resumo por Data e registro de MCs de um determinado item do Lastro Operacional no período especificado)
b01.gif (933 bytes) Sistema SQL de consultas
(permite realização de consultas através da linguagem SQL)

Requisitos:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: