O Certificado Digital emitido pela SERASA, tem sido foco de discussão durante o processo de implantação das NFe entre alguns clientes e ; visto que esse certificado somente funciona quando a aplicação utilizada é o emissor de NF-e distribuído pela própria SEFAZ. Qualquer outra aplicação que tentar obter assintatura digital usando esse certificado recebe a mensagem abaixo:
Erro:
The specified cryptographic service provider (CSP) does not support this key algorithm
traduzindo…
A criptografia específica desse provedor de serviço (CSP) não suporta essa chave de algorítimo.
Para não haver dúvidas, testamos o certificado do SERASA na mesma máquina, a qual estava sendo usada para emitir as NFe com o Emissor da SEGFAZ; nesse caso, usando com outra aplicação também distribuída pela SEFAZ (o AssinadorRS) e, a resposta é exatamente a mesma que obtivemos usando o serviço de envio do NavCOM.
Erro:
The specified cryptographic service provider (CSP) does not support this key algorithm
Isso ocorre porque aparentemente existe uma limitação nesse modelo de certificado da SERASA que restringe o uso do mesmo à determinadas aplicações. O difícil é convencer quem já comprou um certificado caro como esse de que ele não poderá ser usado na aplicação própria da Empresa. Tentamos contato com o pessoal da SERASA (suporte técnico 011 3373-7272) à procura de uma solução e não conseguimos ao menos ser atendidos.
Discamos novamente (mesmo telefone) pedimos digitamos opção para departamento comercial a ligação foi atendida na hora!. Quando solicitamos redirecionamento para o suporte; após responder à um verdadeiro questionário, mais uma vez, o suporte… esperamos…esperamos… e desistimos.
Em contato com o SERASA em Cuiabá obtivemos a informação do funcionário que nos atendeu, de que eles estavam recebendo reclamações quanto ao funcionamento do certificado tipo Token (A3); conforme o problema que reportamos e, segundo ele, sobre os modelos A1 não havia sido reportado nenhum problema até o momento.
Fica aqui registrado o nosso protesto. Esperamos que a SERASA providencie à seus clientes, ao menos informação consistente e objetiva, de forma que esse problema possa ser sanado o mais breve possível. Ou seja, Funciona, não funciona, tem que comprar outro, etc….
Obs. Os testes foram realizados com o certificado modelo A3 da SERASA, adquirido à mais de 06 meses; não tivemos acesso ao modelo A1 da SERASA ou A3 mais recente; portanto não podemos informar se esses funcionariam com a aplicação NavCOM ou AssinadorRS.